quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

@ CURIOSIDADES DO VOZÃO

O MILESIMO JOGO DO REI
Dentre inúmeras histórias de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, houve uma que foi escrita em terras alencarinas. Na ocasião, há mais de 30 anos atrás, Pelé enfrentou o Mais Querido time do estado naquele que seria seu milésimo jogo com a camisa do Santos. Apesar de ser uma ocasião especial, o alvinegro paulista não teve moleza e se deparou com um Vozão aguerrido.
Mesmo saindo perdendo no primeiro tempo, por 1 x 0, com um gol justamente do Rei (o 1.015º da sua carreira), o Vozão voltou a campo determinado a virar o placar e assim o fez, ganhando do Peixe por 2 x 1 de virada com gols de Samuel, aos 17 minutos, e Da Costa (de cabeça), aos 30 minutos da etapa final.


“Já tava no finalzinho do jogo, o placar era 1 x 1 porque o Samuel tinha empatado por nós no começo do segundo tempo. A jogada foi assim: Samuel ou Edmar, não lembro direito, meteu uma bola pro Jorge Costa na ponta-direita, o Jorge ganhou na carreira do Rildo (lateral esquerdo do Santos), foi na linha de fundo e cruzou. Eu ameacei ir na marca do pênalti e voltei... O Carlos Alberto subiu mas eu subi na frente dele e cabeceei, a bola bateu no pau-da-trave e entrou lá no cantinho. É um gol que guardo comigo até hoje”, relata Da Costa, autor do gol da vitória alvinegra.

Da Costa conta ainda de uma curiosa aposta feita por Paulino Rocha na época. “Eu vou relevar coisa que pouca gente sabe: O Paulino Rocha desceu lá nos vestiários durante o intervalo e me disse: Da Costa, eu apostei com o Rolim (torcedor rival) e se você fizer o gol da vitória, eu lhe dou o dinheiro todinho da aposta! Pois ele me deu tudo... era 3 mil cruzeiros, era muito dinheiro na época”, relatou o ex-jogador alvinegro.
A partida foi realizada no dia 3 de Novembro de 1972 e foi presenciada por um grande número de torcedores que abarrotaram as arquibancadas do Presidente Vargas, cerca de 35.752 pagantes.
Ficha técnica:
Ceará: Hélio, Paulo Tavares, Odélio, Mauro Calixto, Dimas, Edmar, Joãozinho, Nado, Jorge Costa, Samuel e Da Costa.
Santos: Joel Mendes, Turcão, Paulo, Altivo, Murias (Vicente), Léo, Pitico, Roberto Carlos, Afonsinho (Edu), Pelé e Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário