domingo, 12 de julho de 2009

@ RECORDANDO

VOZÃO PENTACAMPEÃO
Até hoje, uma grande façanha do Ceará foi a conquista do pentacampeonato de 1915 a 1919, sob a égide da Liga Cearense Metropolitana de Futebol (LCMF), a primeira entidade gestora do desporto local. Ao lado do Stella, Rio Negro e Maranguape e sob a chancela da Liga Cearense Metropolitana de Futebol, o Ceará disputou o primeiro certame em solo cearense. Após decisão do TJDF-CE, o Ceará conseguiu reconhecimento de seu penta junto à FCF.
O campeonato de 1915 foi disputado por Ceará, Maranguape, Rio Negro e Stella. Na final, no Campo do Prado, o Ceará bateu o Stella por 2x1, com gols marcados por Humberto Ribeiro e Pacatuba. Nesse ano o Ceará sagrou-se campeão invicto e sofrendo apenas dois gols.
Em 1916, o Riachuelo se juntou aos outros times na disputa do título. Na final, o Ceará derrotou o Maranguape por 2x0, com dois gols de Walter Barroso.
No campeonato de 1917, o Riachuelo foi substituído pelo Hésperia Atlétic
Clube. No Campo do Prado, o Ceará sagrou-se novamente campeão, após bater o Stella por 1x0, com gol marcado por Gotardo.
Em 1918, o campeonato foi disputado por apenas 4 clubes - Ceará, Fortaleza (antigo Stella que acabara de ser fundado), Rio Negro e Hésperia. O Ceará derrotou o Fortaleza na final, por 2x0, gols de Walter Barroso e Enoch.
O campeonato de 1919 foi disputado por Bangu, Ceará, Fortaleza, Guarany e Hésperia. Foi nesse ano que o Ceará sofreu a primeira derrota de sua história, perdendo de 1x0 para o Guarany. Na final, novamente disputada entre Ceará e Fortaleza, o time alvinegro acabou vencendo nos minutos finais. Estando perdendo de 1x0, o Ceará conseguiu a virada com dois gols de Walter Barroso, sagrando-se pentacampeão cearense de futebol e ,nada mais nada menos, a defesa menos vasada, o melhor ataque e o artilheiro do campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário